O que é uma gueixa?

13 jun

Uma gueixa é uma mulher treinada nas artes da música, da dança e do entretenimento.

Gueixa em japonês (Geisha) significa “pessoa que vive das artes“. Ela passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã perfeita e confidente de seus hóspedes.

A maquiagem, o cabelo, o vestuário e os modos de uma gueixa são calculados para satisfazer a fantasia masculina da perfeição feminina: elas fazem com que os homens se sintam atraentes e importantes.

E eles pagam muito caro para ter uma gueixa atendendo a todos os seus caprichos.

Muitos ocidentais confundem gueixas com prostitutas de luxo

Quem entende a complexidade da cultura japonesa explica que uma gueixa não é uma prostituta. Uma verdadeira gueixa é bem sucedida porque reflete a idéia de uma perfeição inatingível.

Quando os homens contratam gueixas para animar uma festa, o assunto sexo normalmente não está relacionado.

A gueixa entretém por intermédio de canto, música, dança, relato de histórias, atenção e flerte. Ela pode conversar sobre política com a mesma desenvoltura com que explica as regras de um jogo.

Em uma época em que as esposas japonesas eram excluídas da vida pública, as gueixas eram as mulheres que podiam exercer o papel de anfitriã em uma reunião de negócios.

O Trabalho de uma gueixa

Uma gueixa tem o poder de decidir se quer ter relações sexuais com um cliente com quem tem um relacionamento mais íntimo. Isso, entretanto, não é parte do trabalho e tampouco algo de uma noite apenas. A relação entre uma gueixa e o danna (benfeitor) é de longo prazo: a cerimônia de união entre os dois é semelhante à cerimônia de casamento japonesa. Quando decidem terminar a relação, eles se submetem a uma outra cerimônia a fim de estabelecer o “divórcio”.

Memórias de uma Gueixa

É um filme de 2005 que ganhou vários ‘Oscars’ (eu quero veeer)

Sinopse

O filme começa nos anos que antecedem à Segunda Guerra Mundial, quando uma criança japonesa chamada Chiyo é vendida pelo seu pai, pescador de uma vila de pescadores, para uma casa de gueixas. Ela ficaria destinada durante os primeiros anos às tarefas domésticas, conforme ditava a tradição. Cresce na dúvida e na esperança de encontrar a família, sem compreender o sentido da vida que agora levava, até que, por obra do destino, conhece acidentalmente um dos homens mais poderosos do Japão, por quem se apaixona imediatamente e, para lhe conseguir chegar, reconsidera o rumo da sua vida para se tornar uma gueixa de sucesso. Chiyo, que passaria a ser conhecida por Sayuri — o seu nome de gueixa — recebe a sua formação de uma das mais conceituadas gueixas do Japão, Mameha, rival de uma outra que vive na sua casa (okyia) e que, desde a sua chegada, lhe tem dificultado a vida.

Veja o trailer

Fonte(http://pessoas.hsw.uol.com.br/gueixas1.htm)

até o próximo post

Prii Yamada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: