Projeto Fujisawa SST – Cidade verde e sustentável no Japão em 2014

28 jul

Parece que o Japão está mesmo engajado nas questões ambientais e usando toda a tecnologia a favor da sustentabilidade e infra-estrutura com energia segura e renovável, especialmente após o desastre nuclear de Fukushima.

A empresa Panasonic em conjunto com mais oito empresas, estão desenvolvendo um projeto chamado Fujisawa Sustainable Smart Town (Fujisawa SST). O projeto já está em andamento e estima-se que ficará pronto em 2014.

Nessa cidade com cerca de 200 mil metros quadrados e capacidade para 3 mil moradores, serão construídas em torno de mil casas, todas com painel solar.

A idéia é transformar um pedaço de Fujisawa (Kanagawa) em uma “cidade sustentável e inteligente” com a ajuda de nove empresas. Cada uma tem a sua responsabilidade de criar o conceito de cidade modelo e serviços de gestão de energia.

Este seria um grande desenvolvimento do setor privado e apesar de haver projetos parecidos como em Dongtan (China) e Graciosa (Alemanha), esse seria o primeiro a ser 100% sustentável no mundo. Estima-se que será gasto em torno de 60 bilhões de ienes para o desenvolvimento.

A idéia do projeto é que a cidade não utilize nada poluente, bem como nenhuma energia provinda de usina nuclear ou elétrica.

A cidade utilizará painéis solares que se misturarão com a flora verde da cidade.

O designer do espaço da cidade também possibilitará que seus habitantes façam os percursos à pé aos supermercados, escolas, etc.

Para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, os habitantes da cidade serão incentivados a comprarem carro elétrico. Haverá estações de carregamento de bateria por toda a cidade para carros e motocicletas elétricas. Haverá também unidades de armazenamento de energia em todas as casas, onde será guardada toda a energia não utilizada para ser usada posteriormente.

A iluminação pública também terá um sistema de armazenamento de energia e sensores que evitarão desperdicios. Além de energia solar, haverá outras formas de coleta de energia, como vento (energia eólica), calor (geotérmico), luz (fotovoltaica) e água (hidráulica) para encher os sistemas de armazenamento de energia na cidade.

Panasonic espera usar Fujisawa SST como modelo para criação de novas“cidades inteligentes”, tanto no Japão como em outras partes do mundo. Segundo Panasonic, a cidade poderá receber os moradores à partir de março de 2014.

Veja o vídeo desse Projeto.

Japão sempre a frente né?Quem sabe um dia o Brasil chegue perto dele.

amei essa noticia.

Fonte(http://www.japaoemfoco.com/projeto-fujisawa-sst-cidade-verde-e-sustentavel-no-japao-em-2014/)

Prii Yamada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: